Contexto
Por que precisamos de uma apresentação mais sólida
Evolução em vez de revolução: o novo logotipo homenageia os ícones históricos da empresa, unindo-os em uma representação moderna, símbolo de nossa união e força inovadora.
  • Evolução em vez de revolução: o novo logotipo homenageia os ícones históricos da empresa, unindo-os em uma representação moderna, símbolo de nossa união e força inovadora.

  • Provavelmente todos conhecem a marca mais valiosa do mundo. Afinal, sempre que aparece a maçã mordida da gigante californiana Apple, fica implícito que ali estão integradas tecnologias da próxima geração e produtos da mais alta qualidade. O lançamento de produtos é aguardado com verdadeiro frenesi, sendo que longas filas se formam na frente das lojas. Uma vez que os clientes estão dispostos até a desembolsar muito mais por um aparelho da Apple do que por produtos comparáveis da concorrência, sabemos: a marca é que faz a diferença. Pois é nela que se reúnem as competências pelas quais a empresa responde. É nela que se encontra embutido um tipo de promessa (a qual é compreendida no mundo inteiro por clientes, parceiros comerciais e investidores – independentemente de sua cultura ou idioma). Boas marcas despertam confiança e, com isso, geram uma vantagem em relação aos adversários de mercado. A exemplo da Apple, a thyssenkrupp também é um “global player”.
    Em uma comparação internacional, contudo, o nome de nossa empresa bem como o amplo desempenho que defendemos e realizamos ainda não são suficientemente conhecidos. Percebemos isso várias vezes nos últimos anos. Outro ponto: hoje, o Grupo é bem distinto daquele que existiu há 16 anos, quando a Thyssen e a Krupp concretizaram sua fusão. Progredimos e nos tornamos uma companhia industrial moderna e globalizada. Assim, surgiu uma lacuna entre a nova corporação e a antiga marca, a qual tínhamos que preencher. Mas como exatamente a thyssenkrupp deve se posicionar no mercado? Para responder, decidimos levar a pergunta a mais de 6.000 clientes, colaboradores (atuais e potenciais), investidores, membros de sindicatos e autoridades governamentais. E também questionamos:
    Quais são suas expectativas em relação à thyssenkrupp? Elas são cumpridas? Como você vê a companhia hoje?
  • Os resultados mostram claramente que a marca “guarda-chuva” está ancorada em uma base sólida. As pessoas associam a empresa a dois séculos de tradição industrial. Entre os demais diferenciais da thyssenkrupp diante da concorrência estão seus excelentes engenheiros assim como qualidade e confiança elevadas. Já outros pontos de vista indicam que os desejos daqueles que nos contratam poderiam ser melhor atendidos (se ouvíssemos mais e também desenvolvêssemos exatamente aquilo que os clientes precisam). Além disso, a colaboração interna e o trabalho em time precisam ser intensificados. Por essa razão, a nova marca foi elaborada em conjunto com as Business Areas e as regiões, por meio de um diálogo aberto sobre a identidade corporativa, o slogan da empresa e suas ideias para o futuro. Todo colaborador deve sentir que a marca reflete seus valores.
    Evolução em vez de revolução

    Com o novo design corporativo pretendemos, desde já, destacar nossas qualidades ainda mais e nos diferenciar dos concorrentes. Nossa marca deve virar um símbolo que torna inconfundíveis tanto a thyssenkrupp quanto sua performance. Para isso, não é necessário que o Grupo se reinvente, e sim que persiga incansavelmente o mote: evolução em vez de revolução.

    Agora chegou o momento para o próximo passo. A empresa conseguiu superar a fase difícil e voltou a se estabilizar. Reconquistamos a confiança geral com mudanças sustentáveis. A nova marca expõe esse processo com nitidez.

  • A marca “guarda-chuva” reflete uma ideia positiva e consistente junto aos clientes e colaboradores.
    Além disso, a marca-mãe deve unir a thyssenkrupp (hoje composta por quase 500 empresas e 180 submarcas). Essa marca será a imagem principal para tudo. Só assim, com uma presença forte e unida, conseguiremos somar pontos. Só assim, cada unidade poderá usufruir das vantagens. O novo logotipo deixa isso bem claro: os símbolos da Thyssen e da Krupp, até há pouco ainda separados um do outro, formam finalmente uma união.
  • engineering.
    tomorrow.
    together.
    Até mesmo o slogan “engineering. tomorrow. together.” enfatiza o trabalho conjunto, ao mesmo tempo que expressa nosso desejo de criar soluções que abram alas para o futuro. Ambos, logotipo e slogan, simbolizam nossa própria identidade. Por fim, outra novidade que também integra a essência das mudanças, é nossa promessa enquanto marca. Em frases concisas, falamos como a thyssenkrupp deseja ser: são instruções concretas sobre o relacionamento com o cliente, a forma de enfrentar desafios e como cada colega pode ajudar. Dessa chamada “Brand Promise”, as BAs definiram suas contribuições (“Value Propositions”). Assim, cada um sabe qual é sua parte na thyssenkrupp como um todo – bem como em sua reputação e qualidade.
Promessa de marca & Slogan
Nossa promessa como marca
... define o que podemos e queremos realizar para nossos clientes, através de nossa competência e personalidade.
  • Nossa promessa como marca
    ... define o que podemos e queremos realizar para nossos clientes, através de nossa competência e personalidade.
  • Nós impulsionamos nossos clientes...
    1
    ... compreendendo suas necessidades atuais e futuras, bem como as dos mercados: nós escutamos, damos sugestões e desenvolvemos soluções em parceria com os nossos clientes.
    2
    ... fornecendo soluções, produtos e serviços competitivos: nós fornecemos soluções, produtos e serviços confiáveis, de alta qualidade, com precisão e a melhor relação custo/benefício.
    3
    ... criando tecnologia relevante e inovações de negócios: nós nos empenhamos em encontrar tecnologias e soluções de negócios que atendam às futuras necessidades dos clientes e mercados, para que eles possam atender às demandas por “mais” de uma forma “melhor”.
    Nossa Competência
  • Nós impulsionamos nossos clientes...
    4
    ... assumindo a liderança: nós agimos de forma visionária e orientados a soluções para o desenvolvimento dos nossos clientes, colaboradores e demais partes interessadas.
    Nossa Personalidade
    5
    ... agindo como um parceiro confiável: nós agimos de forma honesta, autêntica e receptiva em relação aos clientes, colaboradores e demais partes interessadas; somos orientados para o longo prazo.
    6
    ... empoderando e motivando pessoas: nós fomentamos o respeito e a colaboração entre funções, negócios, regiões e níveis; encorajamos os membros da nossa equipe a assumir responsabilidade individual e coletiva; buscamos um ambiente de trabalho moderno.
    7
    ... tendo como base nossa sólida experiência: nós temos como base as nossas raízes (alemãs) e a nossa presença global como fonte de nosso conhecimento e das inovações de sucesso.
Promessa de marca & Slogan
engineering.
tomorrow.
together.
Três palavras que descrevem quem somos,
o que fazemos e como fazemos.
Três palavras que descrevem quem somos, o que fazemos e como fazemos.

… faz parte da nossa identidade. Isso descreve o nosso modo de pensar. Na fábrica, no escritório, em cada unidade do mundo. Isso significa desenvolver soluções para os nossos clientes – pequenos e grandes. Hoje e amanhã. Como grupo industrial diversificado fornecemos produtos, serviços e soluções confiáveis – conforme os prazos, de altíssima qualidade e por uma relação custo-benefício convincente. Na mecânica, na construção de instalações industriais e nos materiais. Conhecemos os nossos clientes e os seus mercados. Investimos em inovações tecnológicas relevantes, ajudando assim a fazer o mundo um pouco melhor. Somos um parceiro confiável – é o que prometemos.
engineering.
tomorrow.
Escrevemos uma história industrial de mais de 200 anos. Daí tiramos a nossa força e competência. Mas um grande passado não é suficiente para superar os desafios do futuro. Por isso, pensamos hoje como queremos ser amanhã. E sabemos hoje o que o mundo de amanhã e o que os nossos clientes precisam. Desenvolvemos soluções sustentáveis que também satisfazem as necessidades futuras. Melhoramos o que já funciona. E revolucionamos indústrias, para tornar a vida das pessoas mais fácil e dar uma vantagem competitiva aos nossos clientes.
together.
Compartilhamos e combinamos o nosso know-how, e criamos algo novo – para além de empresas, indústrias e países. Os nossos negócios aproveitam do fato de pensarmos e trabalharmos de forma transsetorial no grupo. “together“ é uma promessa que damos aos nossos clientes, às nossas empresas parceiras e a nós mesmos. Confiamos e merecemos confiança. Somos um time. Trabalhamos juntos. Aprendemos, uns dos outros, e nos desenvolvemos juntos. Pois: Só juntos é possível alcançar os objetivos realmente grandes.
Entrevista
A nova marca deve colocar os clientes ainda mais no foco das atenções e tornar tangível nossa transformação.
Heinrich Hiesinger,
presidente mundial do Comitê Executivo
Entrevista
  • Entrevista
    A nova marca deve colocar os clientes ainda mais no foco das atenções e tornar tangível nossa transformação.
    Heinrich Hiesinger,
    presidente mundial do Comitê Executivo
  • 1
    Sr. Hiesinger, por que estamos mudando nossa marca?
    Nos últimos tempos, nós empreendemos muitas mudanças na thyssenkrupp e, dessa maneira, criamos as condições básicas para uma etapa seguinte. No contato pessoal ouço às vezes: “Não estava esperando isso da thyssenkrupp.” Mas ainda é pouco. Não nos enxergam em todo lugar como o eficiente grupo industrial que somos hoje e que desejamos ser ainda mais no futuro. É aqui que entra a nova marca. Ela dá ênfase ao cliente e deixa nossa transformação mais visível e tangível. Este é um momento extraordinário e empolgante – vamos vivenciá-lo em conjunto.
  • 2
    A companhia dispõe de dinheiro para lançar uma nova marca?
    É claro que, de início, precisaremos investir um pouco. Mas vamos introduzir a marca de modo responsável, sem implementar uma campanha cara ou trocar tudo imediatamente. Aproveitaremos os eventos já programados com a imprensa, tais como nossa próxima Assembleia Geral, e renovaremos veículos da frota, capacetes e uniformes de trabalho, artigos de escritório e afins no ritmo normal, isto é, apenas quando eles seriam trocados de qualquer forma. Só mesmo algumas poucas ações terão de ser feitas de imediato para promover a visibilidade.
  • 3
    O que há de mais essencial na nova marca?
    É a “Brand Promise”, que reflete a essência e a promessa de nossa marca. Porque ela nos diz de que forma pretendemos contribuir para o avanço de nossos clientes. Posso citar um exemplo: “Nós impulsionamos nossos clientes compreendendo suas necessidades atuais e futuras, bem como as dos mercados.” Nas entrelinhas lê-se que é preciso ouvir melhor para realmente entender o que desejam os clientes: pouca complexidade, equilíbrio na relação custo/benefício. Escutar bem – isso deve ser nosso propósito a cada dia.
  • 4
    Sendo sincero: você gostou do novo visual?
    Estou feliz com o resultado! Gosto do azul, que transmite leveza e modernidade. O desenho engloba várias perspectivas: por um lado, faz referência à nossa história, com os anéis Krupp e o arco Thyssen conectados de forma inteligente e harmoniosa. Por outro, a simetria e a complexidade do novo logotipo simbolizam nossa alta qualidade tecnológica. Além disso, o slogan engineering. tomorrow. together. funciona muito bem.
  • 5
    Foi você o responsável por inserir a palavra “engineering” no slogan?
    Isso foi obra da thyssenkrupp. O conceito do engineering é parte de nossa identidade, o que aliás ficou bem evidente ao longo dos trabalhos. É claro que eu, como engenheiro, fico feliz. Porém, o slogan representa muito mais que nossa competência em engenharia. A mensagem evidencia nossa expertise em soluções e serviços do mais alto nível – tanto dos nossos engenheiros como dos demais colegas. Ela também revela que nós encontramos, já hoje, respostas promissoras e capazes de atender inclusive a exigências futuras. E, por fim, o slogan reforça que fazemos tudo isso em equipe.
  • 6
    Missão, nova estratégia, reorganização da companhia, nova promessa da marca – como tudo isso combina entre si?
    Para começar, a ordem já está correta. Na verdade, isso tudo é intrinsecamente ligado e compatível. A Missão foi lançada no início de nosso processo de mudança. Ela mostra quais valores são importantes para nós e é, por assim dizer, nossa diretriz fundamental. A estratégia descreve de que jeito pretendemos ter sucesso na concorrência dos mercados: ou seja, juntos e integrados sob uma mesma corporação, com produtos e serviços competitivos que impulsionam nossos clientes ao crescimento, e com tecnologias e inovações que economizam recursos. O lema é: mais e melhor. A transformação da thyssenkrupp foi e é necessária, para que pudéssemos criar estruturas que nos permitam ser bem-sucedidos. A nova marca reúne todos esses aspectos, tornando-os mais claros, mais emocionantes, mais simpáticos. Essa combinação pode e irá causar um efeito positivo muito forte. Estou certo disso.
  • 7
    Para os colegas, faz alguma diferença se cada crachá trouxer o nome thyssenkrupp?
    Sim. Mais união também foi um desejo expresso de nossos colaboradores, por ocasião dos trabalhos em torno da Missão Corporativa. É por isso que dizemos: nós somos thyssenkrupp. Além do mais, consta em nossa estratégia que somos mais fortes enquanto Grupo do que com divisões isoladas. Juntos, ainda podemos ser mais eficientes – nas Compras, por exemplo. Juntos, podemos ter ideias melhores e preparar a thyssenkrupp para esta era digital. Nesse sentido, consolidar a marca “guarda-chuva” é a consequência mais lógica. É a filosofia dessa marca que nos ajudará a direcionar nosso trabalho diário para uma meta: impulsionar nossos clientes em sua expansão. O caminho pode ser distinto – a Industrial Solutions pode ter uma abordagem diferente da Elevator; a Assistência Técnica do Marketing. Mas a meta é igual para todos. Hoje já podemos registrar projetos como InCar ou MULTI como casos de sucesso. Precisamos mais disso.
A nova apresentação
A história da nossa marca
Evolução em vez de revolução: o novo logotipo homenageia os ícones históricos da empresa, unindo-os em uma repre­sentação moderna, símbolo de nossa unidade e inovadora.

Evolução em vez de revolução: o novo logotipo homenageia os ícones históricos da empresa, unindo-os em uma representação moderna, símbolo de nossa união e força inovadora.
1811
Friedrich Krupp inaugura, em 20 de novembro, uma fábrica para a produção de aço em Essen.
1836
Krupp: a empresa implementa um plano de saúde para todos os colaboradores, servindo de modelo para empregadoras modernas do mundo inteiro.
1891
August Thyssen torna-se acionista majoritário da mina de carvão mineral “Gewerkschaft Deutscher Kaiser” em Hamborn – lançando as bases para a ascensão global da companhia.
1853
Alfred Krupp registra a patente de uma roda de trem sem solda, que se mostrou resistente a rupturas diante das velocidades cada vez maiores.
1859
Krupp recebe o primeiro grande pedido para a indústria do armamento se tornou, assim, um segundo pilar para a empresa tradicional.
1875
Alfred Krupp define como logotipo a imagem de três rodas de trem sobrepostas. A partir de 1934 é usada a variante em preto.
1903
Após a morte de Friedrich Alfred Krupp, o Grupo passa a ser uma empresa de capital aberto (até 1943) e se expande mundialmente.
1926
Thyssen: após o fim da guerra, muitas fábricas estão arruinadas ou são desmontadas pelos aliados. Nos anos seguintes, a Vereinigten Stahlwerke AG é liquidada.
1945
Thyssen: após o fim da guerra, muitas fábricas estão em ruínas ou são desmontadas pelos aliados. Nos anos seguintes, a Vereinigten Stahlwerke AG é liquidada.
1945
Krupp: em decorrência da guerra, 75% das fábricas foram destruídas ou desmanteladas, e a empresa passa para o comando das Forças Aliadas, temporariamente. Inicia-se a reconstrução e a diversificação do portfólio de produtos, por exemplo, com instalações industriais e componentes automotivos.
1953
Reinauguração da August-Thyssen-Hütte AG (ATH). O Grupo cresce, também com a aquisição de empresas em todo o mundo. A partir de 1967 o logotipo em “T” indica que todas as filiais estão unidas sob um mesmo teto Conselho Executivo.
1968
O patrimônio Krupp é transferido para o instituto “Alfried Krupp von Bohlen und Halbach-Stiftung”, que se torna proprietário da Fried. Krupp GmbH. Berthold Beitz assume a presidência. Ele conduz o Grupo ao longo da reestruturação das décadas de 1970 e 1980.
1976
O arco da Thyssen: após a aquisição da Rheinstahl AG o logotipo da companhia incorpora o arco da Rheinstahl, inspirado no pavilhão da Rheinstahl na feira de Hannover de 1955. A nova Thyssen AG, além de aço, passa a produzir também máquinas, componentes automotivos, navios e elevadores, e a atuar na logística.
1991
A Fried. Krupp GmbH passa a ser acionista majoritário do Grupo de produção de aço e máquinas Hoesch AG. Em 1993 a nova Fried. Krupp AG Hoesch-Krupp passa a ter seus papéis na Bolsa de Frankfurt.
1999
Em 17 de março de 1999, a Thyssen e a Krupp formam a ThyssenKrupp AG. A nova marca assume os antigos elementos de identificação - o arco da Thyssen e os anéis da Krupp.
2008
O Grupo é duramente atingido pela crise financeira mundial, e além disso, as novas siderúrgicas do Brasil e dos EUA não crescem conforme o esperado. O valor das ações despenca a um terço. Faz-se necessária uma reestruturação.
2009
As divisões do Grupo são reorganizadas em Business Areas. Logotipo e grafia são aproximadas e recebem uma nova moldura comum, que simboliza a integração e unidade reforçadas.
2011
Heinrich Hiesinger assume a presidência do Conselho Executivo. A reorientação do Grupo é conduzida através do programa de eficiência “impact”.
2015
A universidade americana de elite, MIT, nomeia a ThyssenKrupp como uma das “50 Smartest Companies” (50 empresas mais inteligentes) do mundo. O Grupo consegue novamente obter um superávit significativo.
2015
Uma nova marca para um Grupo renovado.
Opiniões claras
“O novo logotipo, slogan e cores são apenas a parte visual. A nova marca vai muito mais longe: ela é a promessa que fazemos a nós mesmos, aos clientes e aos acionistas.”
  • “O novo logotipo, slogan e cores são apenas a parte visual. A nova marca vai muito mais longe: ela é a promessa que fazemos a nós mesmos, aos clientes e aos acionistas.”
    Donatus Kaufmann, Guido Kerkhoff, Heinrich Hiesinger, Oliver Burkhard, membros do Comitê Executivo thyssenkrupp AG
  • “O ícone industrial thyssenkrupp se transformou em uma companhia tecnológica moderna, passando por um processo emocionante e também cheio de tensões que pude acompanhar ao longo dos anos. Desejo à empresa muito sucesso em seu desenvolvimento. Os valores da nova marca combinam o senso de tradição e um otimismo em relação ao futuro – precisamos de ambos em toda a Alemanha. Sem empresas como a sua, a Alemanha seria mais pobre.”
    Sigmar Gabriel
    vice-chanceler da Alemanha e ministro federal de Economia e Energia
  • “Sem o poder e a flexibilidade de mudar, a thyssenkrupp não teria entrado para a história industrial durante 200 anos. A nova marca une o tradicional une o tradicional e o futurista. Ela é a prova da disposição para a mudança, tanto da corporação quanto de seu quadro de colaboradores.”
    Garrelt Duin
    ministro estadual da Economia (NRW, Alemanha)
  • “Durante um evento, pude notar a paixão com que as pessoas trabalham na thyssenkrupp, encarando desafios e buscando o sucesso. Como a seleção alemã de futebol não foi diferente: os jogadores entenderam que só é possível vencer como equipe.”
    Oliver Bierhoff
    manager da seleção de futebol da Alemanha
  • "Quando empresas reconhecem expressamente a sua responsabilidade social e valores fortes como transparência, honestidade e respeito, isto tem um efeito forte e uma grande importância, interna e externamente."
    Franz-Josef Overbeck
    bispo de Essen (Alemanha)
  • “Apoio indústrias modernas e sustentáveis, que garantam empregos e impulsionem inovações. A thyssenkrupp faz parte da cultura industrial europeia; nas várias regiões, a empresa é muito ligada às pessoas. Com base nas diversas visitas que já fiz pessoalmente, conheço e saúdo o empenho e a criatividade dessas colaboradoras e colaboradores.”
    Martin Schulz
    presidente do Parlamento Europeu
  • “A thyssenkrupp é uma empresa de longa tradição, muito importante para a economia alemã. Fico feliz que, com a nova marca, o processo de transformação da empresa tenha se tornado mais claro para o público geral.”
    Ulrich Grillo
    presidente da Federação Nacional da Indústria Alemã (BDI)
  • “Pessoas no mundo inteiro conhecem a thyssenkrupp. Mediante a nova marca, a empresa atesta sua própria ambição e ainda dá um moderno para atributos valorizados em geral, como confiança e qualidade. Gostei muito. Parabéns.”
    Carsten Spohr
    presidente do Comitê Executivo da Deutsche Lufthansa AG
Juntos com força
Assim fazemos concretamente
Cada Business Area possui sua própria abordagem para aplicar a nova promessa da marca.
Materials Services
Atua na distribuição global de matérias-primas e materiais processados, com cerca de 480 filiais espalhadas por 44 países. Desde o ano passado, sua abrangente oferta também engloba aços inoxidáveis. Além disso, a Material Services presta serviços inovadores e customizados para apoiar empresas de produção e processamento, por exemplo, gerenciando a cadeia de suprimento de grandes firmas. Dessa forma, garante que cada peça necessária à fabricação esteja sempre disponível no local certo e na hora certa.
Elevator Technology
É um dos principais fabricantes de sistemas para o transporte de pessoas. O portfólio de produtos inclui elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes para o embarque aéreo, bem como elevadores de escada e plataformas de acessibilidade. Com tecnologia inovadora e eficiência energética, a Elevator Technology sempre estabelece novos padrões para os mercados nos quais atua. Entre suas soluções revolucionárias para uma mobilidade mais inteligente estão TWIN, MULTI e ACCEL.
Industrial Solutions
É especializada na construção de grandes instalações industriais. Esta Business Area projeta, constrói e realiza manutenção em plantas químicas, refinarias e outros complexos, tais como fábricas de cimento e minas. Para o setor automobilístico, desenvolve e fornece linhas para a montagem de carrocerias e motores, assim como os respectivos equipamentos de teste e inspeção. Além disso, a Industrial Solutions é um dos principais fornecedores de embarcações militares e submarinos no mundo todo.
Components Technology
Produz componentes de alta tecnologia para o setor automotivo e de maquinários. Para automóveis, seu portfólio de produtos engloba desde eixos de comando de válvula e virabrequins até sistemas de direção e amortecedores, molas, estabilizadores e a montagem de módulos. Na área de maquinários, a Components Technology fornece peças para máquinas empregadas na construção civil, turbinas eólicas e outras aplicações para a engenharia.
Steel
É uma das líderes mundiais na produção de chapas de aço plano de alta qualidade. Esta Business Area, que engloba a Steel Europe e a Steel Americas, detém tecnologias inovadoras de produção e soluções customizadas de materiais para as mais complexas aplicações, nos mais diversos segmentos industriais. A carteira de clientes inclui, principalmente, empresas dos setores automotivo e energia, bem como das áreas de engenharia, embalagem e construção.
Cada Business Area possui sua própria
abordagem para aplicar a nova promessa da marca.
Como é que é

Perguntas e Respostas
1
A nova marca simboliza uma nova estratégia?
Não. Nossa estratégia permanece a mesma: a nova marca só lhe dá uma aparência mais clara. Em nosso processo de mudança, esse passo esteve sempre previsto, mas precisou aguardar o momento oportuno. Chegou a hora, pois fizemos um excelente progresso no processo de mudança. A renovação da marca faz parte da implementação de nossa estratégia.
2
Por que não mudamos o nome da companhia?
Simplesmente porque thyssenkrupp remete a uma tradição e experiência de 200 anos. Muitos de nossos colaboradores se identificam com esse nome e sentem orgulho dele. Para uma marca forte, isso é um excelente ponto de partida, do qual não queremos abrir mão, principalmente na Alemanha e na Europa – e, com a marca, nosso objetivo é que seja assim no mundo inteiro.
3
Por que o slogan só existe em inglês?
Uma marca precisa de elementos que possam ser reconhecidos internacionalmente, o que vale sobretudo para o logotipo e o slogan. Por essa razão, ambos devem ser usados da maneira mais uniformizada possível. Somos uma companhia atuante em inúmeros países e o inglês (além de ser a linguagem mais praticada no mundo dos negócios) é um dos idiomas que mais nos une. Apesar de o slogan ser em inglês, cada colega receberá um material explicativo sobre ele em sua língua nativa.
Entrevista
Não apostamos em uma campanha milionária. Todos nós devemos ser embaixadores da marca.
Alexander Wilke,
diretor-geral de Comunicação
Entrevista
  • Entrevista
    Não apostamos em uma campanha milionária. Todos nós devemos ser embaixadores da marca.
    Alexander Wilke,
    diretor-geral de Comunicação
    O novo visual está aí e Alexander Wilke nos conta por que compromisso é muitas vezes necessário e uma marca não tem nada de esotérico.
  • Estamos com novo logotipo, slogan e cores – pelo visto, era hora de novidades...
    Isso mesmo. Chegou a hora de algo novo, mas que destacasse o sentido claro de continuidade, baseado no passado precioso da thyssenkrupp. O logotipo, o slogan e as cores podem estar diferentes agora, mas ainda assim são familiares, reconhecíveis. A thyssenkrupp escreve a história industrial há mais de dois séculos, de modo que conta com uma boa base. Nossa trajetória tem de tudo: controvérsias e mudanças, altos e baixos, evolução e revolução. Disso também faz parte nos desenvolvermos ao lado de nossos clientes, e é justamente o que estamos promovendo com a marca: no signet renovado, os anéis da Krupp e o arco da Thyssen estão unidos; continuamos com o azul, mas em uma tonalidade mais leve e contemporânea. Estamos colocando em prática a Missão e a nova estratégia, de um jeito que ambas se tornem tangíveis, ao mesmo tempo que buscamos ser compreendidos por pessoas de todas as idades, em todo o mundo.
    1
  • Isso significa que o departamento de Comunicação concluiu seu trabalho?
    De jeito nenhum. Temos que realizar a implementação na empresa e ainda levar a novidade para os clientes, sendo que dispomos de um orçamento de apenas dois a três milhões de euros. Isso significa que não haverá uma grande campanha externa. E também significa que o logotipo será trocado nos galpões, fábricas, carros, uniformes e materiais de escritório somente aos poucos. Desse modo, agimos de acordo com a atual situação da companhia, que por sua vez exige de nós, da Comunicação, uma criatividade sem fim. Convido, portanto, todos a ajudar e a sugerir algo que dê espaço e visibilidade à nova marca.
    2
  • O projeto exige muita colaboração – como você engajou o pessoal a participar?
    Muitos reconheceram o potencial em torno da nova imagem. Além disso, era uma oportunidade inédita elaborar uma “brand promise” para a thyssenkrupp. Um projeto tão abrangente assim requer muitas ideias, opiniões, perspectivas e, acima de tudo, uma equipe excelente! Só posso tirar o chapéu e agradecer: todos de meu time fizeram um trabalho incrível. E a colaboração com as Business Areas, regiões e funções também foi ótima.
    3
  • O que você aprendeu durante o projeto?
    Aprendi que vale a pena falar sobre a thyssenkrupp com pessoas que não têm nada a ver com a thyssenkrupp. Aprendi que nem sempre é possível fazer valer sua vontade e que, como diz o ditado, compromisso é muitas vezes necessário. Uma marca não tem nada de esotérico: ela só apoia a realização de uma estratégia. Vamos usar nossa nova marca para obter ainda mais sucesso com os clientes, pois isso é o que importa no fundo.
    4
  • Soa bem, mas também foi ou é difícil, não?
    Às vezes, de fato, complica. Para relançar mundialmente uma marca do tamanho da nossa, planeja-se em geral uma campanha de vários milhões. Como não queríamos isso, precisávamos achar outro caminho. Tivemos que pensar “fora da caixa” – o que, aliás, combina muito conosco hoje. Todos nós devemos ser embaixadores da marca e assegurar que a nova thyssenkrupp fique conhecida.
    5
PT
Por que precisamos de uma
apresentação mais sólida
Contexto
Promessa de marca & Slogan
A história
de nossa marca
Opiniões claras
A nova “corporate identity”
Como é concretamente
Juntos com força
Assim será
no dia a dia
Como é que é